top of page

Uma foto fala mais que 140 caracteres

Quantas vezes já se pegou admirando a foto de um belo lanche numa propaganda do seu fast food favorito? Como, só ao olhar, todos os seus sentidos são ativados da forma mais nostálgica, te convencendo a fazer um pedido na lanchonete mais próxima? Este é o poder da fotografia, em parceria com a publicidade. Em diversas peças publicitárias, a fotografia é protagonista e comunica boa parte da mensagem por si só. Falaremos aqui sobre como esta forma de expressão tem se popularizado bastante nos últimos tempos, e como as redes sociais têm seu papel nisso.


INSTAGRAM, O CULPADO. SEMPRE.

A fotografia sempre fez parte da comunicação social e, especialmente, da decisão do consumidor ao ter seu primeiro contato com o anúncio de um produto. Porém, foi em Outubro de 2010 que o relacionamento da comunidade virtual com a fotografia passou a vivenciar uma grande mudança. A data marca o surgimento do Instagram, rede social que possuía a proposta de incentivar posts exclusivamente visuais, apenas com uma legenda de breve limite de caracteres para melhor percepção do conteúdo.

Apesar de plataformas sociais concorrentes possuírem a possibilidade de postar conteúdo visual, nenhuma havia surgido com o propósito exclusivo às imagens e um layout tão simples quanto sua proposta. 2 anos após sua estréia, o Instagram é comprado por um de seus concorrentes, o Facebook, porém, apesar das diversas mudanças desde então, a plataforma permanece em seu auge e com posts que giram em torno das fotografias produzidas, de forma amadora ou não, pelos seus usuários.


PUBLICIDADE, FORA DOS ‘ADS’.

Em um estudo realizado pela eMarketer, alega-se que 75% do conteúdo publicado em contas do Facebook consistem de fotografias, assim como são estas as postagens que possuem 85% mais interações entre os consumidores. Com estes dados, podemos observar como o público demanda por conteúdos cada vez mais visuais e como a fotografia tem sido explorada neste aspecto. São diversos estudos e tutoriais disponibilizados online para guiar empresas e produtores de conteúdo em como produzir imagens mais atraentes para seus seguidores, revelando um olhar publicitário e exigindo tal conhecimento para melhor performance online.


Feeds organizados, filtros coordenados, composições estratégicas e conteúdo meticulosamente planejado. Estes são apenas alguns dos passos que compõem a estratégia do consumidor para um marketing pessoal inconsciente, antes de postar meras fotos em seus perfis pessoais. E, dessa forma, o envolvimento dos usuários com a arte da fotografia publicitária mostra-se cada vez mais clara, mesmo que presumem apenas estar usufruindo de dicas para maior número de likes, seguidores e engajamento. Assim como aquele hamburger atraente no outdoor da rua te atiça a fome, uma foto bem orquestrada no Instagram, te seduzirá ao botão de ‘Seguir’.


Fontes:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page