top of page

Preto no branco e branco no preto.

A estética para leitura online pouco importava no quesito cores, o básico fundo branco com dígitos em preto sempre funcionou, porém, recentemente os usuários da internet têm comemorado a opção Modo Noturno/Escuro em seus aplicativos.



PLACEBO?

Em 2017, o Twitter disponibilizou a personalização de layout do app para tons escuros, como azul marinho ou preto, enquanto as letras assumem cores claras para contraste. Desde então, os internautas comentam sua preferência ao modo escuro e até mesmo possuem a crença de que os proporciona menos danos à visão durante os usos excessivos dos smartphones. Um fato que, em 2003, havia sido desmentido em uma pesquisa realizada por estudiosos chineses*, que alegam ser apenas uma preferência estética e, para surpresa dos simpatizantes da paleta alternativa, o clássico plano de fundo branco com letras pretas permanece a melhor opção para a leitura e produtividade. Apesar das poucas pesquisas realizadas alegarem resultados similares, o estudo ainda não contempla todas as possibilidades para pessoas que possuem condições psicológicas e visuais. .


ALÉM DO CELULAR

Mesmo, até então, passando-se apenas de uma preferência estética com um toque de placebo, a tendência já atingiu aplicativos de redes sociais como o Messenger do Facebook e, há poucos dias, o Instagram. A rede social ativa a visualização em cor preta ao selecionar a configuração ‘Modo Escuro’ no iPhone/Android, ação que tornou-se disponível também no início de Outubro pela nova atualização de seus sistemas. A moda já chegou nos computadores e inspirou a criação de uma extensão, a qual transforma diversos navegadores para o Modo Escuro. Esta se chama Dark Reader e, carregando o slogan “care for your eyes” (Trad.: cuide dos seus olhos), está disponível para Chrome, Firefox, e Safari, entre outros. Se as tendências minimalistas no mundo do design já causaram grandes mudanças, vale a pena ficar de olho na paleta de cores do momento.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page