Seu 'like' pode salvar o planeta.


A internet a nosso favor

Um consenso pode ser obtido entre as gerações anteriores e os nomeados Millennials – geração nascida entre 1980 e 2000: a praticidade que a Internet nos proporciona. Há quem questione as vantagens dessa tecnologia, porém, já está provado como ela pode ser utilizada a nosso favor. Apesar de todos nos encontrarmos apreensivos a cada mudança climática brusca e a cada espécie adicionada à lista de animais em extinção, a maioria continua usando o canudinho de plástico e jogando lixo nas ruas e nos rios. Mudar hábitos e costumes pode ser fundamental para mudar o futuro do planeta. Quer um exemplo? Substituir o Google pela Ecosia, ferramenta de busca online, tão eficiente quanto o Google, o Bing ou o Yahoo! É que a Ecosia tem muito mais a oferecer do que simplesmente tirar uma dúvida ou auxiliar em uma pesquisa online: ela salva o planeta por você, sem cobranças.


Ecosia

A cada 45 pesquisas realizadas pela ferramenta, 1 árvore é plantada. A ideia nasceu na Alemanha em 2009 e doa, em média, 80% de sua receita publicitária para organizações sem fins lucrativos que realizam trabalhos para reflorestamento e conservacionismo. Em 2014, apenas uma árvore era plantada por minuto em Burkina Faso, na África, com os investimentos arrecadados pela, então, pequena organização. Este ano, 2019, tiveram apoio suficiente para a conquista de 50 milhões de árvores ao redor do mundo! Além da preocupação com a biodiversidade, a Ecosia também apoia comunidades locais, oferecendo renda estável para o plantio e alimentos para incentivar a estabilidade econômica e solucionar a política da pobreza.


Ten Tree

Em Abril de 2019, um post ultrapassou o número de likes de alguns dos mais curtidos posts do Instagram. Não se trata de uma nova postagem sobre alguma das Kardashians, alguma polêmica de Justin Bieber ou um vídeo de gatinhos, mas sim a postagem da TenTree que promete a plantação de 1 árvore na Indonésia, a cada 10 curtidas. Os usuários se empolgaram com a facilidade de contribuir com o projeto de reflorestação e, hoje, o post conta com mais de 15 milhões de curtidas. A TenTree é uma marca de roupas sustentável e frequentemente promove atitudes similares nas suas redes sociais, a companhia declara que, para sucesso do projeto, é necessário engajar a comunidade local, portanto, pretendem contratar cidadãos da área para o processo, assim como oferecer segurança do local por 3 anos e educação sobre a razão do projeto e como evitar mais casos de desflorestação.Estes são apenas alguns dos mais recentes projetos que visam recuperar nosso planeta, da forma mais acessível e prática possível. Por meio da internet, podemos nos informar sobre as melhores maneiras de investir em empresas e projetos que trabalham para manter nosso meio ambiente, assim como nos conscientizarmos do impacto das nossas atitudes no ecossistema que nos mantém vivos. Nosso presente garante todas as ferramentas para que façamos parte dessa causa, salvemos nosso futuro com apenas alguns cliques!

© Conceito Comunicação Integrada