Instagram: o queridinho da vez



Que as redes sociais já caíram nas graças da população brasileira há algum tempo, todo mundo sabe. No começo era um espaço para se estabelecer contatos, encontrar pessoas, criar amizades, paquerar e transmitir notícias para os amigos. Com o tempo suas funções de utilização foram se expandindo, chamando a atenção de autônomos, de empresas e dos agentes de comunicação que vislumbraram um espaço de mídia e divulgação gratuita.

No Relatório Social Media 2018, da Rock Content, o topo da lista das redes sociais mais utilizadas no Brasil ainda está sendo ocupado pelo Facebook, mas da edição anterior para a pesquisa deste ano, o Instagram ganhou destaque avançando 26,9 pontos percentuais de adesão.

No entanto, isso não significa uma concorrência, já que as duas redes estão cada vez mais atreladas, vinculando as contas de seus usuários e também compartilhando o gerenciamento de anúncios para clientes. Exemplo disso são as ferramentas de impulsionamento, anúncios patrocinados e mídia programática, que dentro do ambiente do Facebook, podem ser gerenciadas também para o Instagram que tem se voltado com força para o marketing.

A última estimativa associada à audiência do Instagram destaca mais de 1bilhão de usuários ativos por mês. Esse fluxo chama cada vez mais a atenção de empresas e empreendedores, que, consequentemente, despertam uma nova demanda de mercado. As empresas entrevistadas para o Relatório têm empenhado esforços em divulgarem suas marcas e produtos na rede.

A adesão ao Instagram, que em 2017 representava 63,3% do empresariado, passou para 80,2% em 2018. Esta crescente está sendo acompanhada pelos gestores da rede, que nos últimos meses têm lançado diversas ferramentas e opções novas no aplicativo. Destacamos aqui três destas novidades que podem ser úteis para as empresas dos seus clientes:

Enquetes nas Stories - A ferramenta chegou com tudo como um dos melhores canais de interação e engajamento nos Stories do Instagram. Através das enquetes é possível medir o interesse do público por determinado produto ou serviço, ter acesso a opiniões e ainda despertar um sentimento participativo, demonstrando a importância dos seguidores, e potencias clientes, para a sua marca.

Instagram Shopping – Assumindo seu potencial enquanto espaço de marketing negócios, o Instragram lançou uma ferramenta que possibilita empresas venderem seus produtos no próprio ambiente da rede. Assim, o usuário que se interessa por um produto, pode fazer compras diretamente no aplicativo. O recurso ainda é recente, disponível para poucas contas até o momento.

Link nas postagens - Instagram passou a permitir links dentro do aplicativo em suas postagens de fotos. A novidade é exclusivamente para contas de empresas ou e-commerce, que poderão mensurar seus cliques, além de facilitar a venda de seus produtos e serviços.

Luana Feldens é jornalista e gestora de mídias digitais da Conceito


© Conceito Comunicação Integrada